quarta-feira, 13 de abril de 2011

Papo Garota: O medo de ir ao ginecologista

Ginecologista: tire todas suas dúvidas

A primeira vez no ginecologista é um assunto que nos enche de dúvidas. Ficamos sem saber quando é a hora certa para procurar esse médico e como vai ser a consulta. Mas não é nem um bicho-de-sete-cabeças, quer ver só?


Tem idade certa para ir ao ginecologista?
A primeira questão que surge é se já está na hora de irmos atrás de um ginecologista. Tem uma idade certa para irmos ao ginecologista? O Dr. Sérgio dos Passos Ramos, especialista em ginecologia e obstetrícia, responde:“Na verdade, o ideal seria que a garota fosse ao ginecologista logo após as primeiras menstruações. Pra conversar com ele, se familiarizar, saber que tem um amigo a quem recorrer nas horas de necessidade. Mas necessário mesmo, e aí não dá para brincar, é quando vai iniciar a sua vida sexual  ou se já iniciou. Pra conversar sobre pílula, prevenção, mitos e medos. O ginecologista é o principal aliado da garota no exercício da sua sexualidade com prazer e responsabilidade.


Então, o médico deve ser encarado como um amigo?
É isso mesmo, o ginecologista está lá para ajudá-la a resolver suas encanações sobre sexo e sobre seu próprio corpo. Com ele, você pode se abrir sem medo e tirar todas as suas dúvidas.


E se o ginecologista contar tudo para minha mãe?
É claro que nem sempre conseguimos ficar à vontade para nos abrir com uma pessoa que nem conhecemos. Rola a maior vergonha de falar sobre a nossa intimidade e até de tirar a roupa na frente dele. Mas você tem que pensar que ele é um profissional que está acostumado a lidar com esse tipo de situação. E não precisa ficar com medo que ele conte tudinho para a sua mãe assim que terminar a consulta! “O Código de Ética Médica proíbe que o médico fale para alguém algo que soube durante o exercício de sua profissão. A garota pode autorizar o médico a falar com sua mãe ou responsável, mas somente se quiser”, explica dr. Sérgio.


Exame Papanicolaou
O Papanicolaou é o exame que previne o aparecimento de diversas doenças, desde pequenas feridinhas até o câncer de colo do útero. “Para quem não é mais virgem, o exame consiste na colocação de um pequeno aparelho chamado especulo dentro da vagina para examinar o colo do útero”, conta o ginecologista. Outra coisa importante é que o médico pode, sim, descobrir se a garota é virgem ou não. “Aliás, se ela for virgem, deve avisar antes, pois neste caso a técnica do exame é diferente”, explica o especialista. E pode ficar tranqüila, pois o exame de Papanicolaou não dói, é só um tiquinho desconfortável. Em qualquer um dos casos, vale a pena encarar para cuidar da sua saúde!


Fonte: Revista Todateen

Texto: Paula Brait
Foto: Jupiterunlimited/Other Images
Consultoria: Dr. Sérgio dos Passos Ramos, especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário